Um caminhoneiro foi preso com 1,2 toneladas de drogas no Porto da Ceasa, em Manaus, durante uma operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realizada na quinta-feira (22). O motorista, de 42 anos, transportava maconha do tipo skunk e cocaína, avaliadas em mais de R$ 20 milhões.
A operação, conduzida pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), faz parte de um esforço contínuo da polícia para combater o tráfico de drogas na região.
Segundo o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, a apreensão dos materiais ilícitos com o caminhoneiro teve o foco nas rotas de tráfico que escoam drogas para Manaus.
“Foram apreendidas 1,2 toneladas de drogas, entre cocaína e maconha, um prejuízo de mais de R$ 20 milhões para essas organizações criminosas. Nós vamos continuar dando respostas à população sobre todo o trabalho que a Polícia Civil vem desenvolvendo nesse combate ao comércio de drogas”, afirmou o delegado-geral.
Caminhoneiro iria descarregar o material no Pará
Segundo as investigações, a droga seria enviada para o estado do Pará, de onde seria distribuída para outros estados. O veículo do caminhoneiro foi identificado pelas equipes policiais, que, com o apoio do cão farejador da Guarda Civil Municipal, localizaram as drogas escondidas em caixas de papelão dentro de uma carga de plástico.
O motorista foi detido em flagrante e levado à sede do DRCO, onde permanecerá à disposição da Justiça. A operação também envolveu a participação do canil da Guarda Civil Municipal.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, destacou que, com essa apreensão, o estado alcança quase 31 toneladas de drogas apreendidas em 2024.
“Esses dados mostram o quanto as polícias do Amazonas estão empenhadas e preparadas, fazendo justamente essas conexões investigativas para chegar a essas apreensões. Todos participando de maneira integrada”, ressaltou Almeida.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e rastrear a origem e destino dos entorpecentes.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.