Ícone do site Portal Norte

Infância violada: abuso sexual aumenta no Amazonas; veja vídeo

Infância violada abuso sexual aumenta no Amazonas

Infância violada abuso sexual aumenta no Amazonas - Foto: Divulgação/ANDI.org

Recentemente, o Amazonas tem enfrentado uma alarmante crise de violência sexual contra crianças, com índices preocupantes de estupros que refletem uma realidade sombria e urgente.

Dados recentes revelam que o número de casos de estupro infantil no estado tem aumentado significativamente, evidenciando uma situação de extrema gravidade.

Conforme as estatísticas oficiais, os registros de violência sexual infantil no Amazonas têm crescido, colocando o estado entre as regiões com os maiores índices de abuso contra menores.

Esse cenário tem gerado preocupação entre especialistas, defensores dos direitos das crianças e a população em geral. O aumento dos casos reflete não apenas a necessidade urgente de medidas de proteção e prevenção, mas também a importância de fortalecer o suporte às vítimas e suas famílias.

Índice de abuso sexual contra crianças no Amazonas

No Amazonas, foram notificados 9.035 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre 2019 e 2023. 

A análise destaca que a faixa etária mais afetada concentra-se entre 10 e 14 anos, abrangendo mais da metade dos casos notificados, 54,1%.

Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 88,2% das vítimas de violência sexual infantil são meninas. Dentre essas meninas, 52,2% são negras e 61,6% têm até 13 anos.

A maioria dos casos de estupro contra crianças é cometida por familiares ou conhecidos, com 84,7% dos abusos ocorrendo dentro de casa. Além disso, 61,7% dos casos de violência sexual infantil também ocorrem no ambiente familiar.

Um dado alarmante é que 6,7% dos registros apontam vizinhos como autores da violência, e há 29 casos envolvendo professores.

Casos de violência de abuso sexual no Amazonas

Um dos casos que chocou a amazonas foi de um padre suspeito de manter relações sexuais com adolescentes de 17 anos. Além disso, o religioso ainda é suspeito por filmá-las e engravidá-las.

Os casos aconteceram em setembro de 2023 no município de Coari, localizado a 363 quilômetros de Manaus. Segundo a polícia, as investigações começaram a partir de denúncias.

Durante as apurações, descobriram que uma das adolescentes precisou tomar medicações para interromper uma gestação. Segundo as autoridades, um homem próximo ao padre lhe ajudou a interromper a gravidez.

Canais de denúncia contra violência sexual infantil

O Disque 100 é um serviço de atendimento ao cidadão que recebe denúncias de violência contra crianças e adolescentes, incluindo abuso sexual.

Este serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo a proteção da identidade do denunciante.

Em casos de emergência, é possível denunciar violência sexual infantil à Polícia Militar, 190 ou à Polícia Civil. Ambos os órgãos estão preparados para atender situações urgentes e garantir a proteção das vítimas. A denúncia pode ser feita por telefone ou pessoalmente em uma delegacia.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile