Mataram um motorista na noite de terça-feira (27), em Manaus, após supostamente motociclistas o lincharem brutalmente. Segundo informações da Polícia Militar, o condutor do carro causou um atropelamento e, sem seguida, teria tentado fugir.

O caso aconteceu na avenida Autaz Mirim, na Zona Leste de Manaus. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi ao local para constatar o óbito e o Instituo Médico Legal (IML) para recolher o corpo do motorista.

Segundo informações da polícia, o homem atropelou um motociclista na via e supostamente apresentou sinais de que iria fugir. Diante da manifestação, outros condutores o lincharam até a sua morte.

Em vídeos, compartilhados nas redes sociais, é possível ver que alguém jogou uma pedra na direção da vítima, que já estava desacordada no chão. O bloco de concreto estava perto da cabeça do motorista, segundo imagens.

Ainda nos registros, é possível ouvir uma pessoa incitando a violência logo após alguém jogar a pedra na direção do motorista: “Mata mesmo”.

Veja:

Vídeo: Reprodução

Linchamento em Manaus

Um estudo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) identificou um crescimento nos casos de linchamento em Manaus durante os anos de 2011 e 2020. Segundo a pesquisa, coordenada pelo professor Fábio Magalhães, a cidade registrou cerca de 345 casos.

A pesquisa revela que a maioria dos registros aconteceram durante a madrugada e, ao menos, 28% dos casos terminaram em morte. Além disso, o estudo ainda destacou as principais motivações em Manaus, sendo crimes contra o patrimônio e sexuais.

Vale ressaltar que o linchamento é uma prática ilegal. Trata-se de uma forma de violência extrajudicial onde um grupo de pessoas toma a justiça nas próprias mãos, geralmente brutalmente e sem o devido processo legal.

No Brasil, o Código Penal prevê o linchamento como crime e condena as práticas de justiça privada. As leis brasileiras garantem que apenas o sistema judicial tem a autoridade para julgar e punir crimes. Além disso, o linchamento pode ser enquadrado em outras categorias de crimes, como homicídio e tortura, dependendo das circunstâncias.