A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (29) em Manaus cinco pessoas acusadas de estelionato virtual, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O grupo, composto por Fabrício Taveira Horta, de 39 anos, Inafran Moraes Monteiro, 48 anos, Marcos Aurélio Perez Monteiro, 26 anos, Paloma Eduarda Perez Monteiro, 21 anos, e Paula Rejane de Araújo Perez, 43 anos, movimentou aproximadamente R$ 165 mil entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
As investigações começaram após uma vítima relatar ter transferido R$ 6 mil ao grupo para a compra de um veículo Fiat Punto, que nunca recebeu.
Como era o golpe
Os golpistas utilizavam anúncios de venda de veículos pertencentes a terceiros em aplicativos, aplicando o chamado “golpe do intermediário”. O delegado Farley Cordeiro Lopes, titular da Delegacia de Soure, afirmou que o esquema foi operado em Manaus, mas as vítimas estavam espalhadas por todo o país.
Com base em informações de que alguns dos criminosos estavam em Manaus, a Polícia Civil do Pará solicitou apoio ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) para cumprir as ordens judiciais.
Segundo o delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, cinco dos oito mandados de prisão preventiva e todos os mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Após a realização dos procedimentos cartorários, os detidos foram encaminhados para audiência de custódia, onde será decidido o futuro dos envolvidos no esquema criminoso.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.