Ícone do site Portal Norte

Linchamento em Manaus: polícia prende 2 suspeitos e um segue foragido

Suspeitos no linchamento em Manaus - Foto: Divulgação

Suspeitos no linchamento em Manaus - Foto: Divulgação

Prenderam no fim de semana dois suspeitos de envolvimento no caso de linchamento em Manaus. O Delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), detalhou as prisões.

O oficial disse que a primeira prisão, de Francisco de Oliveira, aconteceu na sexta (30) e a segunda, de “Ferreirinha”, no sábado (31). Ele ressalta que o terceiro suspeito, Ayan Ferreira de Souza, segue foragido.

O delegado citou o suposto saqueamento no carro da vítima e disse que o caso deve seguir para a delegacia adequada, onde a informação passará por apuramento.

Além disso, Ricardo Cunha respondeu sobre a possível participação de um 4º homem. Ele disse que o rapaz, chamado “Felipe”, não aparece nas imagens do linchamento, mas que, de qualquer forma, haverá investigação.

Relembre caso

Na noite do dia 27 de agosto, motociclistas lincharam um motorista em Manaus até a morte após uma colisão. O homicídio ocorreu na avenida Autaz Mirim, na Zona Leste, e resultou na intervenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Instituo Médico Legal (IML).

Vídeos nas redes sociais mostram a vítima desacordada no chão, com uma pedra lançada em sua direção, enquanto alguém incita a violência.

Casos de Linchamento em Manaus

Um estudo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) revelou um aumento nos casos de linchamento em Manaus entre 2011 e 2020. A pesquisa identificou cerca de 345 incidentes de linchamento no período, a maioria ocorrendo durante a madrugada e aproximadamente 28% resultando em mortes. Os principais motivos para esses linchamentos foram crimes contra o patrimônio e crimes sexuais.

O linchamento é uma prática ilegal e constitui uma forma de violência extrajudicial, onde um grupo de pessoas tenta fazer justiça com suas próprias mãos. No Brasil, o Código Penal considera o linchamento um crime e proíbe a justiça privada, reservando ao sistema judicial a autoridade para julgar e punir crimes.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.

Sair da versão mobile