Uma mulher, de idade não revelada, sofreu uma série de abuso sexual praticado pelo ex-namorado, de 25  anos, segundo informações da Polícia Civil do Estado do Amazonas (PCAM).

O crime ocorreu no dia 18 de janeiro deste ano em Tefé, interior amazonense.

De acordo com a delegada de Tefé, Nathalia Oliveira, a vítima compareceu à delegacia logo após o crime e relatou os abusos sofridos. A partir do relato, foi solicitada a prisão preventiva do suspeito, cumprida neste sábado (31).

“Durante seu depoimento, a vítima informou que, no dia do crime, seu ex-namorado a convidou para ir até sua residência com a intenção de uma reconciliação após um desentendimento. No local, ela foi agredida com socos e estrangulamento, o que a levou ao desmaio”, informou a delegada.

Mulher abusada pelo ex-namorado denunciou o caso na delegacia de Tefé - Foto: Divulgação/PCAM
A vítima denunciou o caso na delegacia de Tefé – Foto: Divulgação/PCAM

Mulher sofreu abuso com garrafa

Além disso, a autoridade policial relatou que, após as agressões, a mulher foi estuprada diversas vezes, incluindo uma situação em que uma garrafa de bebida foi inserida em sua genitália.

Quando o suspeito adormeceu, a vítima conseguiu fugir da casa.

“Ele também proferiu injúrias e ameaças, dizendo que a mataria queimada”, completa Nathalia.

O homem responderá pelos crimes de estupro, lesão corporal, ameaça e injúria. Ele será submetido a audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça do Amazonas (TJAM).

Violência contra mulher no Amazonas

A violência contra mulheres no Amazonas tem apresentado um crescimento alarmante, conforme apontam dados recentes. O estado registrou um aumento de 50,8% nos casos de estupro de vulnerável em 2022, totalizando 591 ocorrências, o maior percentual entre todas as unidades federativas do Brasil.

Além disso, os casos de estupro em geral cresceram 37,3%, com 836 registros, dos quais 744 foram cometidos contra mulheres. Outros crimes sexuais, como assédio e importunação sexual, também tiveram aumentos significativos de 79,1% e 40,4%, respectivamente.

A situação se agrava com o crescimento dos feminicídios na região, que estão entre os mais altos do país, com uma taxa de 5,7 casos para cada 100 mil habitantes, acima da média nacional de 3,9. A violência doméstica também segue uma tendência preocupante, com um aumento de 34% nas ocorrências registradas em 2023.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.