Um padrasto, de 35 anos, foi preso suspeito de abusar sexualmente das enteadas, de 8 e 11 anos, segundo a Polícia Civil do Amazonas (PCAM). O crime era praticado na residência onde moravam  em Manacapuru, interior do estado.

De acordo com as investigações, o mandado de prisão foi cumprido na segunda-feira (2) após o crime ocorrido entre 2023 e 2024. O padrasto foi localizado na estrada de Novo Airão, zona rural de Manacapuru.

A delegada do município, Mary Anne Trovão, a mãe das vítimas compareceu à delegacia, no dia 31 de agosto deste ano, para relatar o que teria acontecido com suas filhas.

“As vítimas contaram à sua genitora que foram abusadas sexualmente pelo autor entre os anos 2023 e 2024. Após colhermos todos os depoimentos, representamos imediatamente pela prisão preventiva do indivíduo”, explicou a delegada.

O homem responderá por estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça do Amazonas (TJAM).

Padrasto foi preso pelo pedofilia - Foto: Pixabay
Padrasto foi preso pelo pedofilia – Foto: Pixabay

Padrasto preso e cenário de abuso infantil no Amazonas

O padrasto envolvido no crime de pedofilia praticado contra as enteadas soma aos casos de abuso sexual infantil no Amazonas que aumentaram em 2024, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Até agosto, foram registrados 1.200 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, um aumento de 15% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A maioria das vítimas tem entre 10 e 14 anos, e os crimes ocorrem, em grande parte, dentro do ambiente doméstico.

As autoridades estaduais intensificaram as ações de combate a esse tipo de crime, com operações policiais e campanhas de conscientização.

O Disque 100, canal para denúncias de violações de direitos humanos, recebeu um número significativo de denúncias relacionadas ao abuso sexual infantil, e a SSP-AM reforçou o pedido para que a população continue denunciando casos suspeitos.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.