Um helicóptero que carregava, aproximadamente, 240kg de drogas foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) ao pousar no Amazonas. De acordo com a Polícia Federal (PF), a aeronave entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. O material está avaliado em mais de R$ 4 milhões.
A apreensão aconteceu na segunda-feira (9), após o ingresso da aeronave ser detectado e monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae). Segundo a FAB, a aeronave vinha da Venezuela e entrou no Brasil sem plano de voo.
O helicóptero fez um pouso forçado em uma área de mata no quilômetro 90 da AM-010, em Rio Preto da Eva, por volta das 15h40. Duas aeronaves A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk, participaram da ação da polícia.
Dentro do helicóptero, os agentes apreenderam a carga de maconha do tipo skunk, conhecida como “supermaconha”. O piloto do helicóptero com drogas conseguiu fugir antes da chegada das autoridades.
Ainda de acordo com a FAB, a interceptação fez parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de combater ilícitos no espaço aéreo brasileiro através de ações coordenadas entre a FAB e órgãos de segurança pública.
Com informações da Polícia Federal.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.