O 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) efetuou, na última quinta-feira (12), uma grande apreensão de cocaína no porto de São Paulo de Olivença, município situado a 1.235 quilômetros de Manaus, no Amazonas (AM).
Os profissionais encontraram aproximadamente 10 kg da droga, avaliados em R$ 150 mil, escondidos em malas e mochilas. A operação ocorreu por volta das 2h, após os policiais receberem informações sobre a presença de bagagens com drogas no porto, destinadas a Manaus.
Dessa forma, os policiais se dirigiram ao local e encontraram uma bolsa grande, uma mala e duas mochilas com tabletes de cocaína misturados com roupas.
Ademais, entre os itens apreendidos estavam quatro tabletes de cocaína, envoltos em fita plástica amarela e pesando cerca de 4,7 kg, e cinco tabletes de pasta base de cocaína, envoltos em fita plástica preta e com aproximadamente 5 kg.
Os responsáveis pelas bagagens não foram encontrados, portanto, ninguém foi preso. Todo o material foi encaminhado ao 52º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Por fim, em agosto, a polícia prendeu um homem em Barcelos com mais de 36 kg de maconha do tipo skunk e uma espingarda calibre 28 com seis munições intactas.
Apreensões de cocaína crescem 56% no AM
O Amazonas se destaca nas apreensões de drogas na Região Norte, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJPS). Entre janeiro e maio de 2024, o estado foi responsável por 66,4% das apreensões na região, com um aumento de cerca de 24% no total de apreensões.
No mesmo período, as apreensões de cocaína cresceram 56% no Amazonas. Um dos casos mais notáveis envolveu a maior apreensão de cocaína da história do estado. Autoridades confiscaram duas toneladas da droga nas proximidades de Codajás, a 240 quilômetros de Manaus.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.