A adolescente Gabriele Vitória de Sales Dias, de 14 anos, e o jovem Ryan Matos Alves, de 18 anos, desapareceram, na última quarta-feira (2), em Manaus.
A A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializadas em Ordem Política e Social (Deops) e de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) reforça que, em situações de desaparecimento, não é necessário esperar 24 horas para formalizar a ocorrência.
Basta procurar qualquer delegacia levando documentos pessoais e fornecer detalhes sobre o último local onde a pessoa foi vista, bem como suas características físicas e uma foto recente.
Gabriele desapareceu após sair de sua residência, localizada na rua Cacau, no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus, e desde então não manteve contato com a família.
Ryan, por sua vez, foi visto pela última vez às 16h do mesmo dia, quando saiu de sua casa, situada na avenida Marquês de Vila Real da Praia Grande, bairro Flores, zona centro-sul, rumo a uma pista de skate no conjunto Manoa, na zona norte da cidade.
Desaparecimentos em Manaus
Entre março e junho de 2024, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) localizou 142 pessoas desaparecidas.
A maioria dos desaparecimentos envolve adolescentes e jovens adultos, e não há a necessidade de aguardar 24 horas para registrar o boletim de ocorrência.
A Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) são os principais órgãos responsáveis pela investigação e divulgação de casos.
A comunidade desempenha um papel fundamental na localização dessas pessoas, sendo encorajadas a repassar informações à polícia através dos canais disponibilizados.