Imagens de um adolescente sendo assaltado por um motociclista no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus circulam nas redes sociais. O assaltante se aproxima do jovem e aponta uma arma para ele.
No vídeo da câmera de segurança, é possível ver o jovem sendo forçado a colocar o celular no chão da via, após gritos e insultos. Assim que deixa o aparelho telefônico, ele caminha em direção contrária ao assaltante. Em seguida o motociclista pega o celular e foge. O caso aconteceu na última sexta-feira (11).
O local é conhecido pela falta de segurança, com rua esburacadas e pouca iluminação, sendo alvo de constantes assaltos. Por essa razão, há pouca movimentação de moradores.
Assaltos em Manaus
Manaus liderou o ranking nacional de roubos e furtos de celulares em 2023, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A capital amazonense registrou 2.096 ocorrências, ultrapassando Teresina, no Piauí, que teve 1.866 casos, e São Paulo, que somou 1.781,6 registros.
O estudo abrange as 50 cidades com maiores taxas desses crimes, considerando apenas municípios com mais de 100 mil habitantes. Os números reforçam o desafio das autoridades de Manaus em conter a escalada desse tipo de delito, que afeta diretamente a sensação de segurança da população.