Em Manaus, nove cachorros foram encontrados em condições de maus-tratos, com sinais de desnutrição e desidratação. A Polícia Civil prendeu o suspeito em flagrante, após denúncias que indicaram a responsabilidade dele pelos abusos dos animais.
A prisão ocorreu na última quarta-feira (27) na rua Barão de Suruí, no bairro Flores, zona centro-sul da cidade.
A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) deteve o homem, identificado como Renato Oliveira da Costa, de 30 anos, acusado de deixar os animais, incluindo uma cadela adulta e seus oito filhotes, sem alimento e água por vários dias.
De acordo com a delegada Juliana Viga, as condições dos animais eram precárias, e eles viviam em um espaço apertado, sem acesso a recursos básicos.
Após a prisão, a polícia encaminhou Oliveira à Dema, enquanto levaram os cães a uma clínica veterinária para tratamento. Posteriormente, as autoridades encaminharão os cachorros a uma ONG especializada, que os direcionará para adoção.
Crime de maus-tratos
O crime de maus-tratos a animais, conforme a legislação, prevê pena de reclusão de dois a cinco anos. Oliveira passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
O interessado pode registrar denúncias de maus-tratos na Dema, em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP), por meio do Disque-Denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou na Delegacia Virtual, disponível no site oficial.
AM registra 200 casos de maus-tratos a animais em 10 meses
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), registrou mais de 200 ocorrências de maus-tratos a animais em Manaus entre julho de 2023 e abril de 2024.
De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da Dema, os dados indicam um aumento significativo na conscientização da população sobre a importância de denunciar esses crimes.
Durante o período, a Justiça recebeu 80 inquéritos policiais, e, em média, iniciou-se 78 verificações de procedência da informação (VPI) a partir dos registros.
Além disso, a delegada destacou que cerca de 10 termos circunstanciados de ocorrências (TCOs) são assinados diariamente relacionados a maus-tratos a animais.