Uma dupla foi presa, na última segunda-feira (23), após realizar uma série de assaltos em Manaus. A polícia abordou os homens enquanto estavam dentro de um ônibus, prestes a efetuar mais um roubo.

Agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) conduziram a operação enquanto realizavam patrulhamento nas plataformas de ônibus em frente à Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery. Populares informaram os agentes sobre os suspeitos, que haviam embarcado no ônibus da linha 316.

Após acompanhar o veículo, os agentes realizaram uma revista e encontraram vários celulares roubados, além de um facão em posse dos suspeitos. A dupla foi presa e levada ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Manaus, onde uma das vítimas reconheceu os criminosos.

Manaus registra redução de 39% nos roubos a ônibus

Entre janeiro e outubro de 2024, Manaus registrou uma redução de 39% nos roubos ao transporte coletivo, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), divulgados em novembro. O total de roubos ao transporte coletivo caiu de 1.031 em 2023 para 626 em 2024.

Além disso, observaram-se diminuições nos roubos de veículos e de celulares: os roubos de veículos reduziram 29%, com 630 ocorrências, enquanto os roubos de celulares diminuíram 14%, passando de 23.109 para 19.971 registros.

O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, atribuiu os resultados ao uso de novos equipamentos de segurança, como armamentos, drones, motocicletas e sistemas de inteligência.

“Investimos em tecnologia e equipamentos para aprimorar o trabalho da polícia militar, como as motocicletas, que ajudarão a aumentar a presença policial nas ruas”, disse.

O delegado geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, destacou a importância das operações realizadas ao longo do ano. Ademais, a autoridade mencionou também a queda de 19% nos homicídios, com cerca de 260 casos solucionados.

A SSP-AM ainda reportou avanços por zonas da cidade. Na Zona Centro-Oeste/Sul, houve uma redução de 68% nos furtos de celulares.

Já na Zona Leste, uma queda de 56% nos roubos ao transporte coletivo. Na Zona Norte, uma diminuição de 42% nos roubos a estabelecimentos comerciais. Por fim, na Zona Sul, os homicídios caíram 40%.