O Amazonas aderiu ao sistema Amber Alerts (Alerta Amber), uma tecnologia desenvolvida para auxiliar na localização de crianças e adolescentes em situações de risco.
A iniciativa será coordenada pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que atuará como o ponto focal do sistema no estado. Atualmente, o Amber Alerts já está em operação em 23 estados brasileiros.
O sistema é resultado de uma parceria técnica entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Meta, empresa responsável pelas plataformas Instagram, Facebook e WhatsApp. O principal objetivo é estabelecer um mecanismo nacional de alertas rápidos para casos de desaparecimento ou sequestro de menores de 18 anos que estejam em risco iminente de morte ou de sofrer lesões corporais graves.
Internacional
O Amber Alerts é amplamente reconhecido pelos resultados positivos no âmbito internacional. a adesão ao sistema representa um avanço significativo para o estado.
“A Depca será o ponto focal do sistema, coordenando as ações necessárias para uma resposta rápida e eficaz. Este é um passo fundamental no fortalecimento da proteção às nossas crianças e adolescentes no Amazonas, unindo as Forças de Segurança e a sociedade na busca por salvar vidas. Contamos com o apoio de todos para fazer a diferença”, explicou a delegada Juliana Tuma, titular da Depca,
Amber Alerts
O sistema Amber Alerts foi lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em 30 de agosto de 2023, Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas, em parceria com a Meta. Ele é voltado para auxiliar na localização de crianças e adolescentes menores de 18 anos desaparecidos em condições suspeitas e sob risco iminente de lesão corporal.
Quando acionado, o sistema exibe fotos e descrições das roupas da criança ou adolescente desaparecido no feed de usuários localizados em um raio de até 160 quilômetros do último local onde a vítima foi vista. Esse alcance permite que a comunidade local seja rapidamente informada e mobilizada.
O acionamento do Amber Alerts segue critérios rigorosos: a vítima deve ser menor de idade, o desaparecimento deve ter ocorrido em circunstâncias suspeitas e é necessário que exista risco iminente de morte ou lesão corporal. Essa estrutura garante a utilização eficiente e direcionada do sistema, potencializando sua eficácia em situações críticas.