Ícone do site Portal Norte

‘China’ é preso por suspeita de matar e incendiar família no Amazonas

Josué Silva dos Santos, conhecido como “China”, foi preso nesta quinta-feira (16) no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Ele é suspeito de participar de um crime brutal em que uma idosa e os três filhos foram mortos e tiveram os corpos incendiados na comunidade Lago do Jacaré, zona rural de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus.

O crime ocorreu em 29 de março de 2022, e desde então, “China” era procurado pela polícia. A prisão foi realizada durante uma operação conduzida por agentes da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

De acordo com informações da Polícia Militar, o homem é apontado como um dos mandantes do crime e estava escondido em Manaus. Durante a abordagem, ele ainda tentou fugir, mas foi capturado pelos policiais.

Além do envolvimento no caso da chacina, o suspeito é investigado por outros crimes, incluindo tráfico de drogas e homicídios na capital amazonense. Durante a operação, os policiais também confirmaram que ele possui um mandado de prisão em aberto por roubo.

Sobre o crime

“China” e outras três pessoas são acusados de matar e atear fogo nos corpos de uma idosa de 86 anos e seus dois filhos. Oney Rodrigues de Oliveira, outro filho da idosa, foi sequestrado e, dois dias depois, seu corpo foi encontrado carbonizado.

Testemunhas relataram que o suspeito chegou à comunidade acompanhado por outros homens. Após invadirem o local, o grupo assassinou a idosa, Lucineia, e seus dois filhos. Em seguida, retiraram a quarta vítima da residência, incendiaram o imóvel com os corpos dentro e fugiram.

De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, o crime foi motivado por vingança. Em fevereiro daquele ano, “China” teria sido esfaqueado durante uma briga com Oney.

Na ocasião, o suspeito procurou atendimento em um hospital utilizando um nome falso, mas fugiu antes de ser liberado pelos médicos.

Casa da família foi incendiada. – Foto: Reprodução.

‘Tribunal do crime’

Antes de ser morto por “China”, Oney Rodrigues de Oliveira foi espancado pelo “tribunal do crime’”. As imagens mostram Ney apanhando com pauladas desferidas por três homens. De acordo com suspeitas, ele estaria roubando na região.

O homem, a mãe e mais dois irmãos foram mortos e queimados após as famílias receberem ameaça dos criminosos.

Oney antes de ser morto pelos criminosos. – Foto: Reprodução.
Sair da versão mobile