A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação “Hierarquia”, esquema de tráfico de drogas, logo, cumpriu 30 mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho (RO).

A operação abrangeu cinco cidades em três estados:

  • Porto Velho e Guajará-Mirim, em Rondônia;
  • Londrina, no Paraná;
  • Itabuna e Itapicuru, na Bahia.

Durante a ação, os agentes cumpriram 10 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de apreensão.

As investigações do esquema de tráfico de drogas começaram em fevereiro de 2023, após a prisão de um cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, que foi flagrado transportando 48 kg de cocaína em Porto Velho (RO).

Além disso, dias depois dessa prisão, o irmão do bombeiro, um sargento da Polícia Militar de Rondônia, foi morto durante uma intervenção policial em Goiás enquanto transportava 60 kg de droga.

Em agosto de 2023, as investigações avançaram significativamente quando um ex-sargento da PM recebeu a apreensão na BR-319. Ele estava a caminho de Humaitá, no Amazonas, transportando 37 kg de cocaína.

Contudo, após liberação, a polícia o deteve novamente em março de 2024, desta vez em Itabuna, na Bahia, enquanto transportava 35 kg de droga.

Entretanto, a Polícia Federal também identificou que a organização criminosa tinha como um de seus principais destinos a Bahia.

Por fim, durante as investigações, os agentes localizaram o líder do grupo na região Nordeste. A operação segue em andamento, com o objetivo de desarticular toda a rede de tráfico de drogas que envolve membros das forças de segurança.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.