A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de ouro bruto sem documentação na BR-364, ou seja, ilegal, próximo ao Presídio Federal em Porto Velho, Rondônia, na tarde da última segunda-feira (23).

O material foi encontrado durante uma fiscalização de trânsito realizada pelo Núcleo de Operações Especiais (NOE).

Os agentes pararam uma caminhonete que realizava uma ultrapassagem em local proibido, colocando em risco a segurança de outros motoristas.

O veículo era ocupado por dois homens, um de 30 anos e outro de 29, que vinham de Guajará-Mirim, região de fronteira. Um deles já havia sido condenado por tráfico de drogas.

Durante a abordagem, os policiais encontraram uma porção de ouro bruto no carro. Portanto, como os dois ocupantes deram informações contraditórias sobre a origem do ouro e não apresentaram nenhuma documentação, ambos foram encaminhados à Polícia Federal para investigação.

O transporte ilegal de bens da União, como o ouro em Rondônia, pode configurar crime contra a ordem econômica, com pena de 1 a 5 anos de detenção, segundo a Lei 8.176/91.

Por fim, a PRF em Rondônia realiza diversas apreensões de minérios ilegais todos os anos, reforçando o combate a crimes ambientais e o cuidado com os recursos naturais da Amazônia.