Na tarde da última segunda-feira (13), a Polícia Militar de Rondônia realizou uma operação com o objetivo de combater a facção criminosa Comando Vermelho no residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho.
Assim, conforme informações obtidas pela PM, quatro pessoas foram presas por realizarem um roubo e tentarem se esconder no conjunto habitacional sem saber da presença da polícia.
Em seguida, os suspeitos enfrentaram as autoridades e o confronto resultou na morte de um dos envolvidos.
Além da prisão, foram apreendidas armas de fogo e drogas na primeira fase da operação.
A ação teve início no local após a morte do Cabo da PM, Fábio Martins. Ele foi assassinado no último domingo (12), com seis tiros na cabeça em uma emboscada feita pela organização criminosa.
Relembre caso da morte do cabo da PM
De acordo com informações preliminares, Fábio, que atuava no Batalhão Ambiental e residia no local, recebeu um chamado de duas mulheres para verificar uma ocorrência.
Contudo, quando chegou no local, ele então recebeu a surpresa de um criminoso escondido sob uma escada, que efetuou um disparo na cabeça do policial.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o comandante da PM-RO, Regis Braguin, se pronunciou sobre o caso, e afirmou que os responsáveis pelo crime fazem parte do Comando Vermelho. Além disso, alertou que não permitirá que “desafiem a ordem pública”.
Onda de ataques em Rondônia
Após o assassinato, iniciou-se uma guerra entre as autoridades policiais e a facção criminosa na cidade de Porto Velho. Diversos atos violentos foram registrados na noite da última segunda-feira (13), como incêndios e roubos.
Em Porto Velho, três ônibus urbanos foram incendiados: um no residencial Orgulho do Madeira, outro na avenida Imigrantes e um terceiro na rua Janaina, no bairro Igarapé.
Em consequência dos ataques, o sistema de transporte público não deve funcionar nesta terça-feira (14).
Já em Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, atos semelhantes foram registrados, com incêndios em ônibus escolares e urbanos na segunda-feira.
Ainda na capital rondoniense, criminosos armados atacaram a Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, no bairro Eletronorte.
Conforme informações de testemunhas, indivíduos encapuzados utilizaram coquetéis molotov na ação criminosa.