Sindicato dos Policiais Penais de Roraima emitiu uma nota de esclarecimento sobre os vídeos que circulam nas redes sociais, sugerindo que os policiais estivessem tendo uma conduta negligente com os presos.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os policiais penais dentro de uma das alas da penitenciária e outros dois detentos carregando um preso, aparentemente desacordado para dentro da cela.
Em outro momento, os policiais atiram um gás para dentro da ala, mesmo os presos estando sentados e sem causar tumulto. Confira a matéria.
Em nota, o sindicato informou que o vídeo mostra imagens de atividade rotineira, sendo assim, um cumprimento de protocolo de segurança.
“ O vídeo demonstra os policiais extraindo o preso de sua cela e sendo conduzido para um setor denominado de contenção, local transitório adequado para separação e encaminhamento do preso para o setor de saúde”, afirma a nota do sindicato.
Além disso, afirmam ainda que a granada utilizada era apenas de efeito moral (luz e som). “Uma vez que os presos estavam rebelados dentro das celas, gritando xingando os agentes, chutando as portas e tentando danificar as paredes com intenção óbvia de perpetrar o início de uma grande rebelião”.