Um idoso de 68 anos, que foi condenado por abusar sexualmente de duas crianças de 5 e 9 anos, foi preso em Rorainópolis, no sul de Roraima. A Polícia Civil informou a detenção no último domingo (3).
Os abusos ocorreram em 2011, entre abril e maio, na residência do condenado. Na época, a mãe da menina de 5 anos pagava ao homem e à esposa dele para cuidarem da filha enquanto ela trabalhava em outro município. A outra vítima era uma criança vizinha do casal.
Segundo informações do processo judicial, os crimes foram descobertos quando as vítimas comentaram entre si sobre o que o homem fazia com elas. A criança de 9 anos também confidenciou a situação a colegas na escola, que alertaram sua mãe. O caso foi então encaminhado ao Conselho Tutelar para investigação.
Ao serem ouvidas pelo Conselho Tutelar, as duas crianças confirmaram os abusos. Em seu depoimento na delegacia, o idoso negou todas as acusações, mas foi processado e, ao final do julgamento, condenado a 18 anos, sete meses e 28 dias de prisão em regime fechado. Ele tentou recorrer da sentença, porém, o pedido foi negado pela Justiça.
Com a sentença condenatória definitiva, foi emitido o mandado de prisão, e o idoso foi localizado e detido na última sexta-feira (1º), no bairro Novo Brasil, em Rorainópolis. No sábado (2), ele passou por audiência de custódia e, em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena.
A prisão faz parte da Operação Protetor, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e foi realizada sob a coordenação do delegado Alexandre Matos, da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter).
Essa ação é mais uma das medidas que visam combater crimes contra crianças e adolescentes, reforçando a importância do trabalho conjunto entre a Polícia Civil e o MJSP para a proteção de vítimas vulneráveis.