A Polícia Federal iniciou uma operação contra o tráfico internacional de pessoas, nesta segunda-feira (4), em resposta ao caso de uma adolescente brasileira levada à força para Georgetown, na Guiana, onde foi obrigada a participar de se prostituir em bares e espaços de recreação.
De acordo com a PF, a vítima, uma adolescente com idade preservada para proteção de identidade, está sob a custódia de um abrigo na Guiana. Ela foi resgatada após ser identificada como vítima de exploração sexual pelas autoridades locais.
A investigação começou quando a mãe da adolescente denunciou o desaparecimento após um longo período sem notícias. Inicialmente, ela acreditava que a filha estava em Boa Vista, mas depois soube que a menina havia sido levada para fora do Brasil.
Para investigar o esquema de tráfico e buscar outras possíveis vítimas, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em Boa Vista, na casa da suspeita de aliciar a menina.
Após dias sem contato, a adolescente conseguiu avisar a mãe que estava fora do país, na Guiana, e que não conseguia voltar. Foi então que a mãe procurou ajuda da polícia, informou o delegado da PF, Thiago Pereira da Silva, da Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional.
A investigação da PF
A suspeita teria aliciado a adolescente através de redes sociais, prometendo um trabalho de babá em Boa Vista. Segundo o delegado, o contato inicial ocorreu online, facilitando o aliciamento.
No entanto, assim que chegou a Roraima, a menina foi levada para Georgetown, onde foi explorada em um esquema de prostituição.
“O que sabemos até agora é que esse grupo opera principalmente no âmbito local. No caso dessa vítima, ela já tinha um contato prévio com a aliciadora, que se aproveitou disso para convencê-la a vir para Roraima com a promessa de um trabalho como cuidadora de crianças”.
– Polícia Federal.
Após o resgate pelas autoridades da Guiana, a PF passou a acompanhar o caso através de seu representante no país. A polícia agora coordena com as autoridades locais para garantir o retorno seguro da adolescente ao Brasil.