Um homem de 31 anos foi preso nesta quinta-feira (21), em Boa Vista, suspeito de estuprar a própria filha, de 13 anos. A prisão ocorreu no bairro Buritis, após a adolescente relatar à Polícia Civil que usava um implante contraceptivo, colocado com a orientação de sua mãe, que sabia dos abusos.

De acordo com o delegado Matheus Rezende, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, a família, composta pelo pai e pela mãe, ambos venezuelanos, havia vivido na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela antes de fugir para o Brasil há um mês, quando se estabeleceu no bairro Jardim Floresta, em Boa Vista. A mãe da menina tomou conhecimento dos abusos quando a filha tinha 12 anos.

O homem, que já era acusado de crimes similares na Colômbia, fugiu com a família para a Venezuela, tentando evitar a prisão.

Homem começou a estuprar filha quando ela tinha 6 anos

Segundo a vítima, os abusos começaram quando ela tinha apenas seis anos e continuaram até os dias atuais, incluindo um episódio de estupro ocorrido em novembro deste ano.

O caso foi desconfiado pelo serviço do Abrigo de Proteção, onde a jovem estava acolhida. Ao ser desligada do abrigo, a adolescente revelou a violência sexual sofrida. A mãe e a filha procuraram a delegacia para formalizar a denúncia, e o delegado representou pela prisão do suspeito, que foi deferida pela Justiça.

Após ser localizado, o homem foi preso e levado à unidade policial, onde teve sua prisão formalizada. Ele será apresentado na Audiência de Custódia nesta sexta-feira (22).

Além do pai, a mãe da vítima também está sendo investigada por omissão, uma vez que tinha conhecimento dos abusos

Roraima apresenta a maior taxa de estupros de mulheres e meninas no Brasil

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança, Roraima é o estado com a maior taxa de estupros contra mulheres e meninas no Brasil.

O anuário de 2023 revela que 613 vítimas, entre meninas e mulheres, foram estupradas no estado, o que resulta em uma média de 1,6 casos por dia. A pesquisa se baseia nos Boletins de Ocorrência registrados nas 27 unidades federativas do país.

Desses 613 casos, 462 envolvem o crime de estupro de vulnerável, que ocorre quando a vítima é menor de 14 anos ou incapaz de consentir, como em casos de deficiência ou enfermidade.

Além disso, Roraima também apresenta a maior taxa de estupro geral no Brasil, incluindo os casos envolvendo meninos como vítimas.

Com informações do Portal g1.