Ícone do site Portal Norte

VÍDEO: Câmeras flagram operação que terminou em morte de detento em RR

Durante uma ação no dia 19 de junho na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), na zona rural de Boa Vista (RR), um detento foi morto pelos policiais.

Assim, nesta segunda-feira (9), as imagens das câmeras de segurança, que gravaram o momento da morte, vazaram nos portais de notícia.

O detento, identificado por Denis Márcio Felix Correa, de 25 anos, já cumpria um ano e meio, do total da sua pena.

Na época do ocorrido, a Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) relatou que os policiais penais teriam disparado o tiro contra Denis.

A justificativa do tiro seria uma confusão na área de contenção da penitenciária, a qual o detento estaria envolvido. Os policiais afirmam que os disparos seriam uma forma de dispersar os prisioneiros.

As câmeras de segurança registraram o momento do tiro durante a ação. Ademais, o vídeo também mostra os policiais carregando o cadáver do detento para a sala de atendimento médico.

Confira o momento:

Família de detento entra com ação indenizatória

A família da vítima entrou com Ação de Reparação Cível contra o Estado em busca de justiça:

“Estamos em busca de justiça. Nada vai trazer de volta o meu irmão, mas não podemos nos calar. Os culpados precisam ser responsabilizados”, afirma a irmã de Denis, Karen Taíssa Silva Sodré, a FolhaBV, portal que divulgou as imagens.

Além disso, a mãe de Denis relatou que ele recebera um diagnóstico de esquizofrenia antes de ser preso:

“Meu filho precisava de atendimento médico, toda vez que eu ia lá ele me falava que não estava passando pelo médico, foi um descaso”, disse a mãe.

O Instituto Médico Legal (IML) emitiu o laudo cadavérico, que afirma que a causa da morte seria hemorragia por traumatismo crânio-encefálico.

O advogado representante da família de Denis, Marlon Dantas informou que o Ministério Público já reconhece a ação criminal. Agora, os familiares buscarão reparação cível, por meio de indenização.

Por fim, em nota, a SEJUC-RR informou que está apurando o caso. A secretaria acrescentou que a penitenciária afastou os policiais envolvidos dos respectivos cargos.

Sair da versão mobile