Ícone do site Portal Norte

Ex-PM foragido desde 2023 é assassinado na Terra Indígena Yanomami

Ex-PM que fugiu da Pamc em 2023 é morto na Terra Yanomami. Foto: Divulgação

Ex-PM que fugiu da Pamc em 2023 é morto na Terra Yanomami. Foto: Divulgação

O ex-policial militar Gilson Viana foi morto a tiros nesta segunda-feira (16) em uma região de garimpo localizada na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Viana havia sido preso em 2021 pela Polícia Civil de Roraima, mas conseguiu fugir da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) no dia 26 de outubro de 2023. Ele foi condenado a mais de 50 anos de prisão e era suspeito de atuar como pistoleiro em áreas de garimpo.

De acordo com informações obtidas, o ex-policial foi assassinado após uma discussão com colegas na área de garimpo conhecida como Rangel. Após o crime, seu corpo foi enrolado em uma rede e enterrado no local.

Operação da PF

Na última segunda-feira (16), a Polícia Federal efetuou a prisão de um homem considerado líder de uma organização criminosa, que estava foragido e possuía três mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça Estadual de São Paulo.

O suspeito é acusado de envolvimento em homicídio, roubo qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e participação em organização criminosa. Segundo as investigações, ele teria se refugiado na Venezuela nos últimos três anos.

De acordo com as apurações, o grupo criminoso, com origens na província de Fujian, na China, atuava na capital paulista, especialmente na Rua 25 de Março e na Rua Santa Efigênia.

Com informações de Roraima 1

Sair da versão mobile