Na última segunda-feira (16), a Polícia Federal efetuou a prisão de um homem considerado líder de uma organização criminosa, que estava foragido e possuía três mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça Estadual de São Paulo.
O suspeito é acusado de envolvimento em homicídio, roubo qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e participação em organização criminosa. Segundo as investigações, ele teria se refugiado na Venezuela nos últimos três anos.
Ação criminosa
De acordo com as apurações, o grupo criminoso, com origens na província de Fujian, na China, atuava na capital paulista, especialmente na Rua 25 de Março e na Rua Santa Efigênia.
Os comerciantes chineses eram extorquidos, sendo forçados a pagar valores entre R$ 5 mil e R$ 10 mil por mês. Há ainda indícios de que o grupo tenha sido responsável pelo assassinato de três comerciantes que se recusaram a cumprir as exigências.
Em 2017, o acusado conseguiu escapar de uma grande operação policial realizada em São Paulo, que culminou na execução de 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão. Na ocasião, sete armas de fogo foram encontradas com membros da organização.
Captura do líder criminoso
A captura do criminoso ocorreu no município de Pacaraima, resultado das ações intensificadas da Polícia Federal em áreas de fronteira, com o objetivo de desarticular a atuação de facções criminosas e evitar que esses grupos permaneçam na região.
Após a prisão, o detido foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, onde ficará à disposição da Justiça.
Com informações de Roraima 1