A Polícia Civil de Roraima (PC-RR) prendeu um homem, de 33 anos, em Caracaraí acusado de roubar um barco avaliado em R$ 8 mil. A motivação do furto seria vender a embarcação para cobrir os prejuízos de um acidente em que atropelou uma vaca.

Além disso, a PC-RR levou também prendeu de um homem, de 45 anos, por receptação. Ambos foram identificados pela Delegacia de Caracaraí durante as investigações.

Segundo as investigações, o roubo aconteceu no dia três de dezembro, quando o suspeito, de 33 anos, invadiu uma propriedade rural na Vicinal 21, en Caracaraí, arrombou um cadeado com um terçado e levou o barco.

De acordo com o delegado Bruno Gabriel, responsável pelo caso, o crime foi motivado pelo dano causado ao para-brisa e retrovisor após a colisão em uma vaca. Em depoimento, ele confessou que pretendia vender o barco para arcar com os reparos.

O proprietário do barco denunciou o sumiço da embarcação o que levou a Polícia Civil a localizar o bem na residência do vendedor.

Para dificultar a identificação do barco, o homem raspou a pintura do barco antes de entregá-lo ao outro homem que iria vender. Embora tenha alegado não saber que o barco era fruto de um furto, as investigações indicaram que ele tinha ciência da origem ilícita do bem.

Após recuperar o barco, os agentes convocaram suspeito do furto, de 33 anos, para prestar esclarecimentos. As investigações revelaram que a vaca não pertencia ao proprietário do barco furtado.

A PC-RR indiciou o suspeito por furto e prendeu o vendedor em flagrante por receptação. A polícia devolveu o barco à vítima.

O que é o crime de receptação?

O crime de receptação ocorre quando alguém adquire, recebe, transporta, oculta ou importa produtos, sabendo que são provenientes de um crime, como furto ou roubo.

No Brasil, o crime de receptação está previsto no Código Penal, no artigo 180, e pode ser classificado em duas formas:

  • Receptação simples: quando a pessoa adquire ou recebe o bem, sabendo que ele é produto de crime, mas sem envolvimento direto no ato criminoso.
  • Receptação qualificada: quando a pessoa adquire, recebe ou oculta o bem de forma mais grave, como no caso de bens de grande valor ou quando o crime foi cometido de forma violenta.

A pena para o crime de receptação varia de 1 a 4 anos de prisão, além de multa, dependendo da gravidade do caso.