Durante uma operação do período de defeso foram apreendidos 26 quilos de pescados, três tartarugas da Amazônia, animais e 450 metros de rede de emalhar.
As apreensões foram realizadas no último domingo (14), pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que concluiu mais uma fase da Operação Piracema 2023/2024, desencadeada na Bacia do Rio Araguaia/TO.
Iniciada em 8 de janeiro, a operação tem como propósito garantir a reprodução dos peixes durante o período de defeso, fortalecendo o compromisso com a preservação dos recursos naturais na região.
A ação, que visa coibir a pesca irregular e proteger a fauna aquática, aconteceu na região do povoado Senhor do Bonfim, Rio Piranhas, Lago do Bananal, Rio Caiapó e Rio Araguaia.
Além das apreensões, a operação também resultou em um auto de infração no valor de R$ 13,02 mil.
Durante a abordagem a uma embarcação no Rio Araguaia, os fiscais constataram transporte ilegal de materiais apreendidos, pescado e outros animais protegidos por leis ambientais, como tartarugas e pássaros.
O Fiscal Ambiental Jusley Caetano da Silva informou que o pescado recolhido foi doado ao Fundo Municipal de Assistência Social em Araguacema, as tartarugas foram soltas, e infelizmente, os pássaros apreendidos não resistiram ao estresse.
A embarcação, o motor, dois remos e um tanque de combustível, todos confiscados, estão agora sob os cuidados da Gerência Regional de Fiscalização do Naturatins, em Palmas.