Uma mulher de 21 anos, grávida de quatro meses, foi presa pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quinta-feira (15) em Guaraí, no centro-norte do estado.
Ela transportava 17 kg de maconha em uma mala dentro de um ônibus que seguia de Goiânia (GO) para Timbiras (MA).
Durante fiscalização de rotina no km 332 da BR-153, policiais rodoviários federais encontraram 20 tabletes da droga escondidos no compartimento de bagagens do veículo.
A gestante, identificada como proprietária da mala, foi encaminhada, juntamente com o entorpecente, para a Delegacia de Polícia Civil de Guaraí.
Transporte de drogas
No Brasil, o transporte de drogas é considerado uma atividade criminosa grave, prevista na Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006).
Qualquer pessoa que for flagrada transportando substâncias ilícitas pode ser enquadrada no crime de tráfico de drogas, que engloba não apenas a comercialização, mas também a guarda, a entrega e o transporte de entorpecentes.
A pena para essa infração varia de 5 a 15 anos de reclusão, além de multa. O transporte de drogas é punido independentemente da quantidade, e a intenção de distribuição é presumida, sendo o flagrante um elemento crucial para a tipificação do delito. A lei prevê penas mais severas para casos que envolvem transporte internacional ou quando praticado por associação criminosa.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.