A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão de madeira transportada ilegalmente em Palmeiras do Tocantins na manhã de terça-feira (21).
A ação da PRF ocorreu no km 8 da BR-153, durante uma fiscalização de rotina.
A PRF apreendeu 43,06 m³ de madeira transportada ilegalmente em Palmeiras do Tocantins. A documentação da carga apresentava inconsistências na rota, configurando infração ambiental.
Os policiais rodoviários abordaram um conjunto veicular composto por um caminhão e um semirreboque.
Durante a inspeção, constataram o transporte de 43,06 m³ de madeira. No entanto, ao analisar a documentação, encontraram inconsistências nas informações sobre a rota da carga, que deveria ser detalhada.
De acordo com a portaria Nº 21 do IBAMA, de 2023, o Documento de Origem Florestal (DOF) com itinerário genérico ou omisso é considerado inválido, por isso a carga foi apreendida.
Essa irregularidade configura infração ambiental tanto para o emissor quanto para o transportador da carga.
Diante das evidências coletadas, a PRF identificou o crime de transporte ilegal de madeira. A ocorrência foi encaminhada ao órgão ambiental competente para a aplicação das medidas legais cabíveis.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.