A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão vapes e outras mercadorias transportadas ilegalmente na manhã desta quarta-feira (11), em Guaraí, região norte do estado. A ação ocorreu no km 332 da BR-153, durante uma fiscalização de rotina.
Os policiais abordaram um ônibus que fazia a rota Goiânia-São Bento do Tocantins. Ao inspecionar o compartimento de cargas, que fica na parte inferior do veículo, encontraram duas caixas suspeitas.
As caixas foram inspecionadas e foram encontrados 50 dispositivos eletrônicos para fumar (DEF, conhecidos como vapes), 10 carregadores de telefone e 5 celulares.
Uma nota fiscal foi apresentada pelos responsáveis pela bagagem, mas os dados não correspondiam com os produtos que estavam sendo transportados.
A apreensão de vapes ocorreu pois a comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 855/2024 da Anvisa.
Diante das irregularidades, a PRF constatou os crimes de contrabando, descaminho e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.
As mercadorias apreendidas foram encaminhadas à Receita Federal em Palmas para os procedimentos fiscais adequados.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.