A decoração natalina de Araguaína foi furtada e vandalizada na última quarta-feira (27). Segundo a prefeitura da cidade, esse não foi o primeiro caso de furto da decoração. No ano de 2023, a Guarda Municipal flagrou dois homens furtando a decoração.
A decoração é um trabalho conjunto das secretarias de Esporte, Cultura e Lazer e da Infraestrutura. As preparações estão sendo feitas desde o dia 4 de novembro. Quase 90% do trabalho estava concluído, antes do furto.
Furto de fios
Localizada nas avenidas José de Brito e Marginal Neblina, a fiação elétrica da decoração foi furtada durante a última semana. Além disso, os indivíduos, ainda não identificados, vandalizaram e danificaram as manguerias LED da decoração.
A prefeitura estima que 70% do trabalho foi perdido por conta da ação dos vândalos. A decoração faz parte do projeto Araguaína Iluminada, que levará luzes a pontos de maior movimentação da cidade, como as avenidas comerciais, Via Lago e Parque Cimba, que sediará a Vila de Natal.
O caso foi registrado na Polícia Civil, que investiga o caso para idêntificar os indivíduos.
No final de 2023, a Guarda Municipal de Araguaína (GMA), registrou a decoração natalina sendo furtada. Na época, dois homens foram flagrados furtandos fios elétricos na Praça das Nações. Um jovem de 23 anos acabou preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) por furtar fios da decoração na Via Lago.
Denúncias
A prefeitura de Araguaína pede auxílio da comunidade para localizar os indivíduos que causaram danos à decoração de natal. As denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal (153) ou à Polícia Militar (190).
O vandalismo contra o patrimônio público é previsto no artigo 163 do Código Penal Brasileiro, com pena que varia entre seis meses a três anos, além de multa. Furto é crime previsto no art. 155 do Código Penal, a pena varia de quatro a oito anos. Já a venda de fios furtados pode ser qualificada por crime de receptação, cuja pena varia entre três e oito anos de reclusão.