Ícone do site Portal Norte

Polícia Militar alcança recorde de apreensão de drogas em 2024 no Tocantins

Até outubro, mais de 1 tonelada de entorpecentes foram apreendidas pelos agentes da PM em todo Estado - Foto: Ascom PMTO

Até outubro, mais de 1 tonelada de entorpecentes foram apreendidas pelos agentes da PM em todo Estado - Foto: Ascom PMTO

O levantamento da Policia Militar do Tocantins (PMTO) indicou um combate recorde aos tráfico de drogas em 2024 no Tocantins. Até outubro, mais de 1 tonelada de entorpecentes foram apreendidas pelos agentes da PM em todo Estado.

Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 26% de apreensões. Os resultados positivos são consequência de operações ostensivas e preventivas em todo o estado pela PMTO. As ações tem como objetivo principal a redução da criminalidade e a preservação da ordem pública.

Ações e prejuízo para o tráfico

Em setembro de 2024, uma ação da Polícia Militar na cidade de Paraíso do Tocantins apreendeu 200kg de entorpecentes. Ao todo, o prejuízo para o crime foi de R$1 milhão, além de tirar de circulação uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas.

A PMTO também intensificou operações em rodovias estaduais e municípios, incluindo a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, de alcance nacional. No começo do ano, 28kg de drogas foram apreendidas no Acre.

Na última terça-feira (3), durante patrulhamentos da Rodovia TO-050, policiais militares prenderam dois homens que transportavam drogas no trajeto Brasilia à Palmas. O prejuízo estimado ao tráfico foi de R$4.200 mil reais.

Os dados também mostram que cerca de 383 prisões referentes aos crimes de tráfico de drogas também foram registradas neste ano de 2024.

Prevenções

Além das ações repressivas, a PMTO desenvolve iniciativas de prevenção ao uso de entorpecentes, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O Proerd é uma ferramenta de proteção à vida, com policiais militares orientando crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas e a prática de atos violentos, dentro e fora do ambiente escolar.

Nos 22 anos de Proerd no Tocantins, cerca de 500 mil crianças e adolescentes foram beneficiados, incluindo comunidades quilombolas, indígenas e alunos das Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), em todos os 139 municípios do estado.

Em 2024, até outubro, o programa já atendeu cerca de 16.225 estudantes, incluindo crianças da educação infantil e séries iniciais, alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental, 1º ano do ensino médio e participantes do Currículo Pais.

Sair da versão mobile