A Polícia Civil do Tocantins (PCTO) apreendeu nesta sexta-feira (20) uma arma de fogo sem registro com um homem investigado por homicídio no Ceará. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na região norte de Palmas.
A ação teve como alvo dois irmãos oriundos do Ceará. Um deles é investigado por homicídio ocorrido em 2022.
A ação da PCTO
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram localizadas uma arma de fogo e munições sem registro, que foram apreendidas.
A ação foi realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (Polinter), com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) na parte norte da Capital.
Cooperação entre a PCTO e outros estados
A PCTO, além dessa ação que apreendeu uma arma de fogo e um suspeito de homicídio, também realizou, durante todo o ano de 2024, diversas ações interestaduais. Muitas dessas ações foram realizadas em parceria com as polícias de Goiás.
Recentemente, a Operação Ephedra cumpriu 88 mandados nos estados do Tocantins, Goiás, Bahia, São Paulo.
A força policial para a operação Ephedra contou com 268 Policiais Rodoviários Federais e 96 integrantes do Ministério Público Estadual de Goiás, incluindo 26 Promotores de Justiça. Mais informações sobre a operação podem ser encontradas na matéria do Portal Norte.
Houve, também, a Operação Impostor, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias. A organização atuava nos estados do Tocantins, Goiás, Bahia, Piauí, Maranhão e Santa Catarina.
Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal Federal de Gurupi (TO). Foram cumpridos 35 mandados, sendo 15 de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Jataí (GO), São Luís (MA), Parnaíba (PI) e São Carlos (SC).
Mais informações sobre a Operação Impostor também podem ser acessadas na matéria do Portal Norte sobre o caso.