Aproximadamente 120 quilos de Skunk foi apreendido na manhã desta terça-feira, 3, dentro de aquecedores de piscina o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A apreensão foi realizada durante a fiscalização da equipe de Vigilância e Repressão e de Análise de Risco da Alfândega da Receita Federal com apoio da Equipe K9 da Receita Federal .
Após a Seção de Vigilância realizar procedimentos de análise de risco aduaneiro, identificou-se uma carga atípica saindo de Manaus com destino a outro estado. Com a inconclusiva verificação da carga no raio-x, persistiu a suspeita de presença de drogas. A Equipe K9 da Receita Federal em Manaus foi então acionada e a atuação do agente canino Odin foi fundamental para confirmar a suspeita da fiscalização.
Com a intenção de burlar a fiscalização a droga estava escondida em estruturas de aquecedores de piscinas que estavam sendo enviados para Guarulhos/SP. A certeza da indicação do agente canino permitiu que as equipes solicitassem a serragem dos tubos de alumínio para que fosse realizada a verificação física da carga, constatando-se então a presença de aproximadamente 120 quilos de Skunk.
As drogas apreendidas serão entregues à Polícia Federal para análises e procedimentos administrativos e legais cabíveis.
Atuação da Receita Federal
A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressão” traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.
A Alfândega do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes permanece, durante a pandemia de Covid-19, realizando normalmente suas ações de combate ao contrabando e descaminho na cidade de Manaus.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal em Manaus