Dois homens foram presos em frente à uma agência bancária, na zona Centro-Sul de Manaus, suspeitos de apropriação de bens, retenção de documentos, e usura (agiotagem) praticados contra uma idosa de 69 anos. A ação foi flagrada, nesta segunda-feira (9), após denúncia anônima.
Policiais militares presenciaram a idosa sendo cobrada de forma abusiva e entregando dinheiro a um suposto agiota. Os PMs abordaram o indivíduo, efetuaram a prisão, e um segundo envolvido no crime também foi denunciado e detido em seguida.
A titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), delegada Andrea Nascimento, informou que o suspeitos proibiam as vitímas de movimentar a conta bancária e praticavam ameaças mostrando o que acontecia com quem descumpria o acordo.
“Esta idosa realizou um empréstimo em 2016 no valor de R$ 4 mil e eram cobrados juros de 20% ao mês. Ela já havia gasto mais de R$ 40 mil e não conseguia quitar essa dívida. O grupo retia o cartão das pessoas e realizava as transações bancárias devolvendo para a vítima apenas o restante do valor já descontados os juros cobrados por eles”, relatou a delegada.
A titular informou ainda que a idosa estava passando por problemas de saúde devido o valor do seu benefício estar sendo retido por muito tempo.
“Após efetuada a prisão em flagrante, chegamos até o escritório do mandante, que é um policial militar aposentado, e no local encontramos mais de 240 cartões de contas bancárias a qual eles tinham total acesso da conta dessas pessoas”, concluiu.
Ao ver os extratos da vítima, a delegada relatou que as transferências são feitas para várias pessoas, o que também levanta suspeitas de uma possível associação criminosa.
Os presos já têm passagem pela polícia registrada em 2019 pelos mesmos crimes e por posse ilegal de arma. A dupla foi encaminha para unidade policial onde estão à disposição da Justiça.