A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu na tarde de segunda-feira, 16, Edson Silva dos Santos, 22, suspeito de assassinar o líder comunitário Minegildo Gaspar Rodrigues, 63 anos.
O crime ocorreu no dia 30 de junho deste ano, em uma chácara onde a vítima morava, na Comunidade Nova Canaã, bairro Tarumã-Açu. O líder comunitário foi morto a pauladas e golpes de terçado.
Segundo o delegado Márcio André Campos, o laudo necroscópico apontou que Minegildo foi morto com um objeto contundente e lesões provocadas na face, cabeça, perna direita e braço direito. O corpo da vítima foi encontrado em uma vala com o rosto desfigurado. Edson foi localizado e preso, nesta segunda, na mesma comunidade onde o crime ocorreu, em cumprimento a mandado de prisão temporária.
“As informações colhidas naquela localidade eram de que o suspeito era contumaz na prática de furtos naquela região, inclusive ameaçava as pessoas dizendo que furtava e, se preciso fosse, matava. Segundo informações, o líder religioso daquela localidade, nos cultos, repreendia o suspeito por conta desses atos que ele praticava na comunidade, e isso teria despertado nele o sentimento de revolta. Ele se julgava perseguido pelo pastor, e essa seria a motivação do homicídio”, detalhou o delegado.