A Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DERCC), da Polícia Civil do Amazonas alerta que senhas, informações pessoais, dados bancários e fotos íntimas memorizados nos telefones acabam ampliando os riscos à segurança dos usuários.
O titular da unidade, delegado Reinaldo Figueira, orienta que as instituições bancárias e financeiras devem ser informadas imediatamente caso o equipamento seja subtraído ou perdido.
“Quando você tiver um cartão vinculado ao celular é importante informar o banco ou qualquer sistema que esteja vinculado a compras no débito e no crédito. Ao banco, é importante informar um telefone para contato, para o caso de ser efetuada alguma compra a partir do momento da perda, possibilitando o bloqueio imediato do cartão”, disse.
É importante também registrar Boletim de Ocorrência na DERCC, que tomará as medidas cabíveis. Nesse caso, o cidadão deve possuir provas mínimas de que não foi responsável pelas transações bancárias e que comunicou o banco sobre o acontecido com o telefone.
O delegado adjunto da DERCC, Rafael Montenegro, ressalta que é importante ter a menor quantidade de informações armazenadas no celular.
“Fotos e conversas íntimas, trocas de informações pessoais ou senhas de alguns aplicativos. Se a pessoa puder evitar ter no seu telefone e ficar em outro dispositivo é mais seguro”, orienta.
Dicas
• Evitar fotos de cartão e senhas
• Sempre que acessar o aplicativo bancário, lembrar-se de deslogar
• Utilizar duas etapas de verificação em aplicativos bancários e de uso pessoal
• Não deixar o celular com cartões cadastrados em posse de crianças
• Acessar redes seguras de internet