A Operação Curimã, da Polícia Federal, tem como alvo uma organização criminosa que atua em garimpos ilegais de ouro na região do Município de Centro Novo (MA). Segundo a PF, os criminosos têm grande poderio econômico e político e atuam na região há pelo menos três anos.
Na ação, 130 policiais federais deram cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão, além de cinco mandados de prisão preventiva nos estados do Maranhão e do Pará, expedidos pela 8ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão.
______________________________________
RELACIONADAS
+ Polícia Federal realiza operação ‘Desvio de Conduta’ em Manaus
+ Polícia Federal deflagra em São Paulo Operação Irmãos Metralha
+ Polícia Federal combate em 3 Estados venda de maconha pela internet
______________________________________
Segundo a PF, os investigados foram os responsáveis pelo desmatamento ilegal de mais de 60 mil hectares de áreas para abertura de garimpos de ouro, sem qualquer autorização dos órgãos competentes.
As investigações apuraram que os garimpos utilizam cianeto de forma massiva para extração do ouro, além do uso de mercúrio, situação que tem causado grande poluição ambiental, inclusive, do Rio Maracaçumé.
Os investigados responderão pelos crimes de usurpação de bens da União, poluição, mineração ilegal, além de porte ilegal de arma de fogo e por integrarem organização criminosa. Somadas as penas máximas ultrapassam mais de 20 anos.
_____________________________
ACESSE TAMBÉM
As mais acessadas do dia
Beneficiários nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial nesta quarta
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3 milhões nesta quarta-feira
Farmácias do AM vão divulgar fotos de crianças desaparecidas em cupons fiscais