Ícone do site Portal Norte

Amazonas apresenta aumento no número de prisões e inquéritos remetidos à Justiça por homicídio, em 2021

O Amazonas apresenta aumento de 10,50% no número de prisões, e 20,61% de Inquéritos Policiais (IPs) remetidos à Justiça pelo crime de homicídio, de janeiro a novembro deste ano, comparado ao ano de 2020.

Os dados são da Divisão de Recebimento, Análise e Distribuição de Inquéritos (Drad) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgados nesta quarta-feira, 22. 

– Envie esta notícia pelo Whatsapp

– Envie esta notícia pelo Telegram

Os dados apontam que foram contabilizadas 326 prisões pelo crime em 2021, sendo 148 prisões pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e 178 pelas demais delegacias da capital e do interior do Estado.

No ano passado, foram realizadas 295.

O número de Inquéritos Policiais (IPs) remetidos à Justiça, em 2021, também teve um saldo superior, sendo contabilizados 708, dos quais 504 pela DEHS, e 167 pelas demais delegacias.

No ano de 2020, foram 587 ao todo.

___________________________

RELACIONADAS

Homem é perseguido e morto a tiros no bairro Alfredo Nascimento, Zona Norte de Manaus

Corpo de homem é encontrado jogado em rua da Zona Leste de Manaus

Após ser jurado de morte, homem volta para o bairro e acaba executado na Compensa, em Manaus

___________________________

Motivações

As principais motivações para este crime são as guerras pelo tráfico de drogas, provenientes das organizações criminosas que atuam na capital.

Segundo a PC-AM, essas rivalidades, as pessoas que geralmente estão envolvidas com determinados crimes, acabam morrendo em decorrência desse envolvimento.

“As zonas Norte e Leste são as que mais registram casos de homicídios, pelo fato das organizações comandarem essas áreas, pelo fato de também serem áreas mais carentes, o que acaba dando abertura para que o crime tenha domínio”, comentou o delegado da DEHS, Ricardo Cunha.

O titular da DEHS também ressalta que os mandantes dos homicídios geralmente são chefes de organizações criminosas com alto poder aquisitivo nas áreas mencionadas.

________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile