Em 2021, os trabalhos das três unidades da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), resultaram em 97% dos inquéritos policiais instaurados remetidos ao Poder Judiciário, totalizando 5.779, conforme apontam os dados da Divisão de Recebimento, Análise e Distribuição de Inquéritos (Drad), da PC-AM.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Entre os crimes contra a mulher mais registrados em 2021 estão o de ameaça, com 6.540 ocorrências, e injúria com 3.712.
Entre as principais operações deflagradas está a Operação Resguardo, que ocorreu em março de 2021, e resultou em 104 prisões e mais de 3 mil mulheres atendidas. Também houve a Operação Maria da Penha, deflagrada em agosto, que culminou em 22 prisões por violência doméstica e 650 mulheres atendidas.
Em sete anos, o Ronda Maria da Penha contabiliza o suporte a 3.436 mulheres que sofriam algum tipo de abuso de seus companheiros ou familiares. No ano passado, houve o recorde de mulheres assistidas, com 1.086 ao longo dos doze meses.
_____________________________________
RELACIONADAS
+ Em 8 meses, quase mil mulheres foram vítimas de violência doméstica em Manaus
+ VÍDEO: Manacapuru lidera entre os municípios do AM com maior número de violência doméstica
______________________________________
De acordo com a delegada Débora Mafra, titular da DECCM centro-sul, os números são positivos e mostram o empenho das equipes policiais no combate aos crimes contra as mulheres no Amazonas. A autoridade policial ressaltou a importância das vítimas de violência denunciarem seus agressores.
_________________________________________
Mais acessadas do dia