O professor Helder Bindá Pimenta foi afastado de suas atividades na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por um prazo de 30 dias, por suspeita de envolvimento em tráfico internacional de órgãos humanos.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O afastamento aconteceu no começo da tarde desta terça-feira, 22, após a UEA receber o Ofício nº 09/2022, da 4ª Vara da Justiça Federal.
Helder é professor concursado da disciplina de Anatomia, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).
A Portaria nº 339/2022 que o afasta de “forma cautelar” foi assinada pelo reirtor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.
Entenda o caso
Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal realizou busca e apreensão de um computador e peças anatômicas tratadas por meio de plastinação, utilizadas como prática de ensino da disciplina, no laboratório de Anatomia da UEA.
De acordo com a UEA, o referido laboratório realiza a técnica de plastinação desde 2017.
A plastinação é um procedimento técnico de preservação de matéria biológica, criado pelo cientista Gunther Von Hagens em 1977, e que consiste em extrair os líquidos corporais, tais como a água e os lipídios, através de métodos químicos, para substituí-los por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas.
Após tomar conhecimento do ofício que determinou o afastamento cautelar do professor investigado e da ação de busca e apreensão no laboratório supracitado, a Reitoria da UEA cumpriu a ordem judicial e determinou a abertura de sindicância para a apuração dos fatos e responsabilidades.