A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou nesta sexta-feira, 18, a Operação “Fake Machine”, que resultou nas prisões de três homens suspeitos de usar máquinas de cartão falsas para praticar crimes de furto mediante fraude na capital de Manaus.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Os envolvidos no esquema, Alexandre Silva, 28; Jonatha Umbuzeiro, 21; e Tom Caio, 27, foram detidos após darem um prejuízo às vítimas em mais de R$ 1 milhão.
O trio foi preso nos bairros da Redenção e Alvorada, ambos na Zona Centro-oeste de Manaus.
O esquema
Durante as investigações, a PC descobriu que a organização criminosa aplicava os golpes em estabelecimentos como: postos de combustíveis, mercados, além de festas e eventos da cidade.
A polícia explicou ainda, que o trio atuava trocando, em momento de distração dos funcionários, as máquinas de cartão de crédito e débito por uma outra máquina falsa, que ficavam em nome de ‘pessoas laranjas’.
E ao realizar a troca, os valores caiam em uma conta utilizada pelos criminosos.
Outra descoberta da polícia, é que o trio, geralmente, oferecia uma determinada quantia em dinheiro para as pessoas abrirem contas em bancos digitais e solicitarem as máquinas para que o crime fosse concluído.
Após denúncia das vítimas e uma ordem judicial decretada, os policiais conseguiram prender o trio.
Na ocasião, foram apreendidas com eles, três máquinas falsas de cartão que, possivelmente, seriam utilizadas na ação criminosa.
De acordo com a PC, as investigações devem continuar para identificar, localizar e prender outros integrantes do grupo criminoso.
Procedimentos
Os infratores irão responder por furto qualificado mediante fraude e organização criminosa.
Eles foram encaminhados à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde passarão por audiência de custódia e ficarão à disposição do Poder Judiciário.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS