Uma balsa usada no garimpo ilegal foi destruída pela Polícia Federal (PF) na região do rio Juruá, nas proximidades das cidades de Carauari e Itamarati, no Amazonas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Uma lancha de propriedade de garimpeiros foi apreendida pelos policiais federais na ação que ocorreu na quinta-feira (17), divulgada pela PF apenas nesta terça (22).

Conforme a PF, ações de fiscalização na região do Médio Juruá pretendem desarticular a prática de garimpo ilegal e demais crimes conexos.

Fiscalização garimpo ilegal

A equipe policial percorreu 1.500 km em vias fluviais, totalizando 4 dias de busca até o encontro da balsa destinada ao garimpo.

A embarcação, conforme a PF, estava localizada em área de difícil acesso.

Segundo policiais federais, a balsa foi encontrada com vestígios de que pessoas pretendiam permanecer nela por bastante tempo.

RELACIONADAS

+ Operação Lex Et Ordo: PF destrói 81 balsas de garimpo no Rio Madeira

+ Polícia Federal destrói balsas do garimpo ilegal em Jutaí, no AM; veja vídeos e fotos

A PF reforça ainda que, atualmente, toda a atividade de lavra de minério na região é ilegal.

As ações de fiscalização e retirada de garimpeiros de terras indígenas continuarão a ser realizadas e deverão ser estendidas para outras regiões do Amazonas.

Também participaram da ação o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar do Amazonas (PMM) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).