Três homens foram presos, no fim de semana, suspeitos de aplicar golpes contra idosos em agências bancárias em Rio Preto da Eva, a 57 quilômetros de Manaus.
A divulgação sobre a prisão do trio, bem como o modo de atuação do grupo foram divulgados nesta terça-feira (7), em coletiva de imprensa.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Os presos foram identificados como Almir Padron de Azevedo, de 40 ano, Hilarildo Monteiro dos Santos Sobrinho, de 28, e Luis Carlos Pinto Junior, de 20.
Eles foram presos em flagrante pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado por abuso de confiança, mediante fraude, praticados contra idosos.
A prisão foi realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em conjunto com 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Rio Preto da Eva.
Como ocorriam os golpes contra idosos
Segundo o delegado Henrique Brasil, titular da unidade policial, as investigações iniciaram há dois meses, após denúncias de idosos.
As vítimas informaram à polícia que eram ludibriados, em agências bancárias, a realizar transações bancárias e empréstimos.
Aos policiais, os idosos relataram que, inclusive, realizavam transações com a utilização de biometria, tendo ao fim seu cartão bancário trocado por outro.
“Muitas das vítimas são pessoas assalariadas ou beneficiárias de programas sociais do governo. O trabalho da associação criminosa era bem organizado”, ressalta a autoridade policial.
Conforme as investigações, o grupo tinha uma pessoa que aborda a vítima fornecendo ajuda, outro ficava em um caixa eletrônico próximo e um terceiro realizava a vigilância do local.
Segundo o delegado, geralmente, no período do fim e início do mês, os autores saiam de Manaus e aplicavam golpes em Rio Preto da Eva.
Ao terminar a prática criminosa, o grupo retornava à capital com os cartões das vítimas e realizavam compras e saques com o intuito de retirar todo o dinheiro possível da conta bancária delas.
Prisão em flagrante
Henrique Brasil esclareceu que os indivíduos foram presos no momento em que estavam saindo do município, após cometimento de mais uma ação criminosa.
Na ocasião, conforme a polícia, eles levaram mais de R$ 1 mil após aplicarem golpes contra idosos. A vítima da vez foi uma senhora, segundo a polícia.
“Eles foram abordados na estrada por uma barreira montada pela polícia. No veículo em que estavam, foram encontradas a quantia furtada, bem como cinco cartões bancários em nome de terceiros”, contou o delegado.
RELACIONADAS
+ Idoso morre após ser atropelado por ônibus na Zona Oeste de Manaus
+ Atendimento e serviços de proteção a idosos são reforçados no AM
+ Cuidador de Idosos: Dr. Thomas abre inscrições para curso em Manaus
Os cartões apreendidos nos golpes contra idosos seriam utilizados para troca com o cartão da vítima ou ainda, sendo os cartões de outras vítimas.
Ainda conforme o delegado, em seus depoimentos, todos os envolvidos confessaram a prática dos delitos, relatando, inclusive, que já vinham cometendo os mesmos há aproximadamente quatro meses.
Luis Carlos já possuía mandado de prisão em aberto na Comarca de Manaus por roubo qualificado, ao qual foi dado o devido cumprimento.
Após a realização de audiência de custódia, a prisão em flagrante dos mesmos foi convertida em prisão preventiva e agora, eles ficarão à disposição do Poder Judiciário.