Um reforço policial com 40 policiais militares foi enviado para combater os crimes transfronteiriços e reduzir as mortes violentas intencionais (MVIs), ocorridas no município de Tabatinga, a 1.108 km de Manaus.
Os embarques do efetivo iniciaram no domingo (1) e se encerram nesta quarta-feira (4). Os policiais enviados fazem parte das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), da Força Tática e das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom’s).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O efetivo irá atuar durante todo o mês de outubro nas ações das Operações Hórus e Paz.
Segundo o subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, o reforço policial está sendo enviado com o objetivo de reduzir os índices criminais em Tabatinga, conforme determinação do governador do Amazonas, Wilson Lima.
Operação Hórus
A Operação Hórus/Fronteira Mais Segura é voltada, principalmente, para o combate do tráfico de drogas no estado. As operações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F).
Presente em 11 estados da federação, a Operação Hórus é realizada no Amazonas desde 2019. Atualmente, a ação ocorre, simultaneamente, em 17 municípios amazonenses.
Operação Paz
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Paz foi iniciada no dia 1º de setembro, com o intuito de fortalecer o trabalho já desenvolvido pelo Governo do Amazonas na redução dos índices de mortes violentas intencionais. Além do Amazonas, a Operação Paz ocorre em outros 11 estados do país.
RELACIONADAS
+VÍDEO: populares levam caixão com corpo de mototaxista para frente de prefeitura de Tabatinga-AM
+VÍDEO: corpo de mototaxista é encontrado sem cabeça em Tabatinga-AM