Ícone do site Portal Norte

PF prende principal liderança dos invasores de Terras Indígenas, no Pará

Polícia Federal realiza operações em estados da região Norte

As ações visam diferentes situações em cada um, visando desarticular crime organizado, combater crimes ambientais, lavagem de dinheiro e outros - Foto: Reprodução/ PF

A Polícia Federal (PF), prendeu na manhã desta terça-feira (14), uma mulher apontada como uma das principais lideranças dos invasores da Terra Indígena Apyterewa, em São Feliz do Xingú, sudeste do Paraá.

Durante a operação, os invasores atiraram rojões e tiros contra os policiais, mas nenhum agente ficou ferido.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A suspeita é investigada por crimes de invasão, desobediência às ordens judiciais que determinavam que ela deixasse a área e coação, assim como invasão e exploração econômica da Terra Indígena Apyterewa.

Segundo apuração dos agentes de segurança, a mulher estaria articulando a derrubada das pones para dificultar o processo de desocupação.

Ela já havia sido denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) por organizar e realizar ataques contra agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), no final de 2020.

Durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa dela, em 2021, a suspeita foi presa em flagrante por porte ilegal de armas de fogo, posse irregular de minério, manter em cativeiro animal silvestre e pelo funcionamento ilegal de farmácia e posto de combustível em terras indígenas.

Ela e o marido são acusados também de intimidar o prefeito de uma cidade goiana em troca de “governabilidade tranquila”, e exigido que o mesmo pagasse cerca de R$ 30 mil para isso.

A mulher teve seu mandato de vereadora cassado.

A operação contou com o apoio da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e integrantes da operação de desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá.

RELACIONADAS

+ Quadrilha que cooptava estrangeiros para trabalho escravo é alvo da PF

+ Enem: PF identifica 8 pessoas suspeitas de vazar questões do 1º dia

Sair da versão mobile