A internet facilita a compra de produtos sem que os interessados precisem se deslocar de onde estejam. Os comerciantes oferecem os mais diversos itens, e veículos também estão inclusos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No entanto, é preciso ter cautela antes de fazer a negociação do carro ou motocicleta dos sonhos, para não ser vítima de fraudes.

O delegado Rodrigo Barreto, titular da Delegacia Especializada em Roubo e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), conta que existe uma fraude virtual denominada golpe do falso intermediário.

O caso mais recente registrado na DERFV foi no último  dia 23 de novembro – Foto: Divulgação/Lyandra Peres/PC-AM

Como o golpe é aplicada 

Na ação, os criminosos utilizam de anúncios de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos de forma ilícita.

“O fraudador demonstra interesse em comprar o veículo do vendedor fidedigno e pede que ele retire o anúncio do site, sob a promessa que irá adquirir o produto. Neste momento, o golpista coleta todas as informações, cria um falso anúncio, em um perfil também falso e coloca o veículo à venda, com um valor de mercado muito inferior ao valor normal”, disse.

Conforme o titular, trata-se de um estelionato no qual o autor consegue obter vantagem financeira de maneira ilícita, já que ele não é o real vendedor do veículo.

“O caso mais recente registrado na DERFV foi no último  dia 23, referente a uma motocicleta que estava sendo vendida, originalmente, por R$ 10 mil, e foi adquirida por R$ 3,5 mil, valor abaixo do mercado. Tanto o comprador quanto quem fez o anúncio original é afetado pela ação dos golpistas”, falou.

O delegado ressalta que é preciso ter bastante atenção ao se interessar por certas ofertas divulgadas em redes sociais. 

É preciso estar atento às informações e aos valores, conferindo se estão de acordo com o mercado, bem como se quem está vendendo é o verdadeiro proprietário do veículo.

Registro de ocorrência

A Polícia Civil orienta que a primeira medida a ser tomada, caso seja vítima do golpe do falso intermediário, é registrar um Boletim de Ocorrência (BO), na DERFV ou no Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo, para que o caso seja apurado.

A DERFV está situada rua Adelaide Carraro, bairro Planalto, zona centro-oeste, e funciona em regime de 24 horas, recebendo denúncias relacionadas a veículos.

RELACIONADAS

+ Black Friday: Polícia alerta amazonenses sobre golpes

+ Polícia alerta sobre golpe da nova terceirizada e como proceder no AM

+ Polícia alerta pais sobre aliciamento de crianças e adolescentes no AM