Na última sexta-feira (2), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), realizou a “Operação Jomini”, culminando na prisão de um trio envolvido no tráfico de drogas.
A ação, que contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itacoatiara, teve como alvo um sítio na comunidade Bom Jardim, Km 240, da rodovia AM-010, entre os municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
Após 10 meses de investigação, as autoridades descobriram que o sítio servia como ponto de armazenamento de drogas, sendo operado por dois brasileiros, irmãos de 35 e 36 anos, e um colombiano de 31 anos.
Segundo o delegado Mário Paulo, os traficantes recebiam grandes quantidades de entorpecentes de colombianos que chegavam em lanchas rápidas e armados.
Após organizar a logística de retorno dos estrangeiros, os brasileiros fracionavam as drogas e as entregavam a caminhoneiros para transporte até Manaus.
Durante a operação, foram apreendidas cerca de 2,8 toneladas de drogas, entre maconha e cocaína, além de três fuzis, duas pistolas e uma espingarda calibre 12. Também foi confiscada uma lancha rápida utilizada pelos traficantes colombianos para transportar os entorpecentes em sua última viagem.
Todos os envolvidos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, organização criminosa e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, demonstrando o compromisso das autoridades em combater o crime organizado na região.