O delegado de Direitos Humanos e Defesa Institucional da Polícia Federal (PF-AM), Rafael Grummt, afirmou na manhã desta sexta-feira (9), que o criador da voz fake do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi identificado durante a operação Nirmata.

A operação Nirmata realizada na manhã de sexta também teve como alvo duas pessoas que compartilharam fake news contra o gestor municipal. Um desses alvos é ex-servidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O principal responsável pela criação da voz é um designer que tem vínculo com empresas públicas e privadas, segundo a PF.

“É uma pessoa do sexo masculino, um designer. Embora já esteja identificado, a gente continua em diligência, mas já temos o nome dele. Percebe-se que pela criação do próprio áudio, ele é uma pessoa profissional. E a partir disso conseguimos investigar que ele tem essa vinculação tanto trabalhista como pública”, declarou o delegado.

“Além das empresas, a gente teve também um cumprimento contra duas pessoas que compartilharam o áudio para a gente conseguir verificar se essas pessoas que compartilharam também fazem parte da estrutura de criação, ou se elas apenas compartilharam com vistas a prejudicar a imagem do prefeito de Manaus. Essas pessoas que compartilharam eram ex-servidor da Aleam”, declarou.

Sede da Polícia Federal – Foto: Valéria Santana/Portal Norte

O delegado revelou que a PF está investigando se a ação é isolada ou se há um intuito de difamação eleitoral.

Investigação

A investigação iniciou após a PF receber a denúncia do áudio produzido supostamente por Inteligência Artificial (I.A).

“Mesmo produzido por inteligência artificial, tudo o que roda na internet acaba deixando um rastro. E aí a perícia através desse rastro conseguiu certos dados específicos. A partir disso, a gente conseguiu achar o designer, o profissional que trabalha com isso”, finalizou.