A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (18), três mandados de busca e apreensão durante a Operação Maultier. A ação busca combater o tráfico interestadual de drogas, em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, em Rondônia.
A investigação iniciou em 2023, após prisão em flagrante de dois passageiros de um ônibus que saiu de Porto Velho, em Rondônia, com destino a Goiânia, no estado de Goiás, que transportavam cinco tabletes de cocaína.
Por meio de investigações realizadas pela Polícia Federal, foi identificado o envolvimento de três pessoas, sendo duas residentes em Guajará-Mirim e uma em Nova Mamoré.
Um dos investigados é apontado como responsável pela coordenação e logística do transporte do entorpecente.
Os demais identificados participaram na condição de “mula” para o grupo, ou seja, pessoa aliciada para transportar a droga de forma dissimulada.
Os suspeitos responderão pelo crime de tráfico interestadual de drogas. A pena pode passar de 20 anos de prisão, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados a partir do cumprimento das medidas cautelares.
O nome da operação, “Maultier”, faz referência a uma palavra alemã, que traduzida significa “mula”, em alusão ao papel desempenhado pelas pessoas presas em flagrante que realizavam o transporte de drogas de forma dissimulada e para terceiros.